Os grandes lábios vaginais ou lábios maiores são os análogos embriológicos na mulher da bolsa escrotal masculina. Correspondem a dobras de pele que se estendem do púbis até o ânus e têm a função de proteger o intróito vaginal e suas estruturas. O tamanho e aparência dos grandes lábios são diferentes de uma mulher para outra, o que pode provocar problemas de autoestima em algumas delas, especialmente quando eles são considerados muito grandes.
Os grandes lábios são formados de tecido adiposo, coberto pelo pêlos pubianos. Em algumas mulheres eles podem se apresentar hiperdesenvolvidos, seja por um excesso de acúmulo gorduroso local, seja por excesso de pele e flacidez, esses observados principalmente em mulheres pós menopausa. Essas situações podem ser resolvidas com a lipoaspiração dos grandes lábios no caso de excesso de gordura e com a redução cirúrgica dos mesmos nos casos de flacidez e excesso de pele. Esses procedimentos reduziriam o volume provocado pelo lábios em roupas íntimas, de banho e muito justas, com grande satisfação das pacientes.
Em outros casos a queixa pode estar relacionada a uma hiposuficiência dos grandes lábios, notada principalmente um mulheres jovens magras ou com baixo percentual de gordura corporal. Nesses casos o pouco desenvolvimento dos grandes lábios causariam uma exposição maior das estruturas do intróito vaginal, notadamente do clitóris, com desconforto visual e às vezes funcional.. Tratamos essa situação através da enxertia de gordura da paciente nos grandes lábios, com ótimos resultados.
Se você tem alguma dúvida, entre em contato conosco. Teremos uma satisfação enorme em esclarecer.