As intervenções cirúrgicas sobre a genitália externa feminina tornam-se cada dia mais comuns, dados esses que colocam o brasil em primeiro lugar mundial na realização desses procedimentos.
A emancipação social e sexual da mulher criou uma demanda por esses tipos de procedimentos, até algum tempo atrás reprimida, às vezes por um certo constrangimento da paciente em abordar com seu médico a questão. É comum nos depararmos no consultório com situações em que a paciente consulta por um outro motivo e ao final da conversa, de forma tímida, aborda as alterações estéticas da genitália. Em boa parte das vezes essa é a principal razão da consulta. Em outra situações elas preferam abordar seu ginecologista, que, às vezes, por falta de familiaridade com os procedimentos e por considerarem aquela vulva normal (e na maioria das vezes é), desencorajam as intervenções.
As razões pelas quais as mulheres nos procuram para esses tipos de procedimentos são variadas, embora na maioria das vezes a insatisfaçaõ estética levando a constrangimento social de usar determinado tipo de roupa, vergonha do parceiro, e comparação com outras mulheres e imagens que elas considerariam como “normais” estejam presentes. Em uma menor proporção, vemos pacientes com alterações mais importantes do ponto de vista funcional, levando a dificiculdades na higiene local, na realização sexual e às vezes com modifiçao e até lesão da região devido ao problema.
Queremos deixar claro que não apoiamos a idéia que exista uma forma padrão ou normal para a vulva. Cada indivíduo é único e por consequência cada genitália tem suas características. Podemos ver isso inclusive no mundo das artes…
Mostraremos a vocês que as intervenções estéticas sobre a vulva não se limitam à classica redução dos pequenos lábios vaginais, mas que podemos atuar sobre todos os componentes da genitália externa feminina e regiões adjacentes, com resultados extremamente satisfatórios.
Apenas para facilitar o entendimento, vamos dividir a região em quatro zonas de atuação, embora todas elas sejam interligadas, e em posts posteriores explicaremos detalhadamente o que podemos fazer em cada uma delas:
1 – monte de vênus ou monte do púbis
2 – grandes lábios e regiões adjacentes
3 – pequenos lábios ou ninfas
4 – clitóris e prepúcio do clitóris