PRÓTESE DE MAMA
A cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. A Mamoplastia de Aumento ou Prótese de Mama é realizada através da colocação de prótese de silicone que dará o tamanho, forma e consistência desejada. Essa técnica cirúrgica é indicada para diversas correções como o aspecto ou volume das mamas, diferenças entre uma mama e outra, mamas não desenvolvidas durante a adolescência, emagrecimento ou diminuição do volume após amamentação.
Ressalta-se que a prótese de silicone não interfere na amamentação e nem na investigação de doenças mamárias, que normamente são realizadas por meio de exame físico, ultrassonografia e mamografia. Não há maior incidência de câncer mamário nas pacientes portadoras de prótese mamária em relação às não portadoras.
A escolha da prótese adequada será feita em conjunto com o cirurgião plástico, considerando as várias formas, revestimentos e tamanhos existentes de prótese e os aspectos individuais como a largura do tórax, quantidade de pele e de tecido mamário existente e o desejo do volume final a ser alcançado. O local das incisões dependem da técnica adotada, geralmente podem ser posicionadas nos sulcos abaixo das mamas (infra-mamária), no contorno inferior das aréolas (periareolar) ou nas axilas (axilar).